Business Intelligence – 9 Ferramentas Gratuitas de Inteligência de Mercado

 

Saber o que pensam, como se comportam e quais os maiores desafios e desejos de prospectos e clientes é o grande objetivo do Business Intelligence, ou BI, sigla em inglês que virou jargão para ações de Inteligência de Mercado.

Os gestores também podem utilizar os conceitos de Business Intelligence para mapear o comportamento dos concorrentes diretos e indiretos, fornecedores, governos, ou qualquer outro steakholder que faça sentido ter um acompanhamento mais próximo para o seu negócio.

Para saber melhor as vantagens de implementar estrategicamente o BI na sua empresa e como executar esta operação com sucesso, leia um artigo (clique aqui ) que publiquei no site do IPOG (Instituto de Pós Graduação) onde dou aula.

Com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e georreferenciamento ficou muito mais poderosa a mineração e a análise de dados, ofertando um conjunto de informações mais amplas, atualizadas e precisas.

Com soluções no mercado disponíveis para vários tipos de necessidade e faixas de orçamento disponível. Neste post vamos apresentar ferramentas com CUSTO ZERO:

9 Ferramentas Gratuitas para Business Intelligence

[Links para acesso às ferramentas no final deste artigo]

1. IBGE - Cidades

Ter a informação da quantidade de habitantes de cada cidade, qual é a renda per capta, a quantidade de carros no município, o número de escolas públicas e privadas, e seus alunos e professores divididos de acordo com a etapa do ensino, taxa de escolaridade da população, qual foi a produção e faturamento da agricultura, pecuária e extrações podem ser úteis para o empresário, dependendo do tipo do seu negócio.

As informações acima são alguns exemplos do que você pode obter gratuitamente no site do IBGE, e que estão agrupadas pelo país, estados e cidades.

No meu caso, quando eu tinha uma meta de expansão de lojas pelo interior do Paraná e São Paulo, eu utilizava estas informações do site http://cidades.ibge.gov.br para decidir em qual cidade abrir a loja, baseado nos dados de renda per capta, buscando potenciais clientes com maior poder de compra. Atualmente também estão disponíveis dados com a renda bairro a bairro.

O site está com duas versões no ar. A mais nova tem um melhor design e gráficos ilustrativos, porém a versão antiga é muito mais completa em termos de informações. Você pode alternar a versão no próprio site.

2. Google Adwords - Planejador de Palavra Chave

 

 

Qual é o maior leitor de mentes da atualidade?

Se você pensou em Google, você acertou!

Ele sabe o interesse das pessoas e o que elas buscam na internet em termos de conteúdo, produtos e serviços.

Para ajudar quem faz anúncios no Google, a empresa criou uma ferramenta chamada Planejador de Palavra Chave, para verificar quais palavras, termos e frases são mais utilizadas no buscador.

Basta você criar uma conta no Google Adwords no site adwords.google.com utilizando sua conta gmail e pronto, já pode ver o que os seus clientes e prospectos estão mais buscando na internet!

3. Audience Insights do Facebook/ Informação do Público

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As Pessoas não utilizam o Facebook para buscar produtos e serviços como no Google, a função desta rede social é outra, mais focada em entretenimento e relacionamentos, por isso os usuários acabam deixando muitas informações valiosas para serem utilizadas no Business Intelligence.

Se a sua empresa ainda não tem uma Fan Page, você deve criar agora, pois além de ser gratuita e bem mais fácil de montar e atualizar que um site, ela ainda fornece dados sobre seus clientes e fãs que curtem e se relacionam com a sua página.

Conhecido como Audience Insights, ou Informações do Público, esta ferramenta gratuita permite que você saiba o sexo, a faixa etária, a escolaridade, o tipo de relacionamento amoroso, a cidade em que mora, a profissão, e o tipo de coisa que mais curte o usuário da sua Fan Page, e compara com a média de todos os usuários do Facebook.

Para quem tem CNPJ criar uma conta em business.facebook.com traz maior riqueza de dados, além de mais possibilidades com seus anúncios no Facebook e Instagram.

4. Mailchimp

O Mailchimp é um autoresponder, ou seja, um disparador automático de emails, que só por esta funcionalidade de enviar milhares de emails para seus clientes, sem que você precise encaminhar um a um, ou ficar criando listas de envio do outolook, já valeria muito a pena.

Mas ele vai além, ele mostra quais dos seus clientes abriram os seus emails, quantas vezes abriram, quais clicaram nos links que você colocou no email, e quantas vezes clicaram.

Quando você vai ligar para um potencial cliente, você prefere ligar para um que nunca abre os emails que você envia, ou para outro que já abriu 11 vezes o seu último email e clicou 6 vezes na sua oferta?

No treinamento Gestor MMA em Vendas 3.0 eu ensino sobre o Lead Scoring, que é uma forma de Business Intelligence que mede o engajamento do prospecto com a sua empresa. O Mailchimp faz o Score dos seus prospectos, classificando os mais quentes e os mais frios com estrelas douradas.

Para até 2.000 emails cadastrados e 12.000 envios por mês ele é GRÁTIS.

5. Crystal Knows

O Crystal Knows é uma ferramenta ultra, master, blaster, mega, top!!!

Em breve eu devo escrever um artigo somente sobre ele, de tão bom que é, mas é importante que você saiba que ele permite, gratuitamente, que você faça a análise de PERFIL DISC de qualquer pessoa pelo seu Linkedin e pelo seu Gmail. Não é demais?

Mas ela vai mais longe, além de trazer em detalhes o perfil psicológico dos seus prospectos, ainda traz uma sugestão de como deve ser um email que você deve enviar a esta pessoa, com o tamanho do texto e as palavras e quais agradam quem vai receber... Muito louco isso, não acha?

O ponto negativo é que ele é em inglês, mas você pode instalar no seu navegador Google Chrome o plug-in do Google Translator, e traduzir para o português. Não vai ficar perfeita a tradução, mas vai dar para entender bastante coisa.

6. Google Trends

 

 

 

Se no Google Adwords é possível ver quais são as palavras mais buscadas na internet pelos clientes e prospectos, no Google Trends é possível verificar a tendência destas palavras ao longo do tempo, se elas estão aquecendo ou em decadência.

Também é possível comparar com a tendência de outras palavras chave, filtrando por países, estados ou cidades.

Observe na figura acima que no Brasil, o termo Business Intelligence tem muito mais buscas do que Inteligência de Mercado e Análise de Mercado.

 7. Clear Analytics

Existem vários softwares onde você pode importar os relatórios da sua empresa, e eles mineram estes dados, gerando relatórios com informações gerenciais úteis na tomada de decisão.

O Clear Analytics é um deles, e ele é bacana por dois motivos:

  • Usa como base o Excel, então se você já tem familiaridade com planilhas eletrônicas, vai ter facilidade em alimentar a plataforma e gerar as informações que você precisa;
  • Tem uma versão free;

O ponto negativo é que ele é em inglês, mas você pode instalar no seu navegador Google Chrome o plug-in do Google Translator, e traduzir para o português. Não vai ficar perfeita a tradução, mas vai dar para entender bastante coisa.

8. Cliente oculto

Uma das funções da Inteligência de Mercado é monitorar as táticas e estratégias dos concorrentes da empresa.

Uma atividade muito utilizada para mapear como anda o nível do atendimento das empresas é o Cliente Oculto ou Comprador Misterioso.

Que é quando você, algum funcionário ou estagiário da sua empresa, se passa por cliente, mas sem se identificar no momento do atendimento. Também existem empresas especializadas neste serviço, fornecendo depois relatórios de como foram os atendimentos e até imagens capturadas com câmeras escondidas.

Você pode usar desta ferramenta para avaliar como está o atendimento e os processos da sua empresa, como também para investigar quais são os diferenciais, preços, prazos e condições que seus concorrentes estão praticando no momento.

Pode acontecer que seus concorrentes utilizem algo do tipo para monitorar a sua empresa, e você não deve ter uma preocupação exagerada com isso, pois algumas empresas, com tanto medo estar passando informação para um concorrente, acabam dificultando o acesso dos clientes às informações.

Quem nunca, no papel de cliente, teve que passar por um interrogatório super burocrático até ter a informação que precisava com o intuito de comprar algo.

9. Teleco

Teleco é um site que reúne muitas informações gratuitas sobre o mundo de telecom. Nele você encontra dados sobre operadoras e fabricantes de telefonia fixa e móvel, e das empresas de TVs por assinatura.

Você pode, por exemplo, consultar a cobertura de cada operadora, por tecnologia, em cada DDD do país, pode ver qual é a participação do mercado de cada companhia, e também ver os modelos de aparelhos mais vendidos no mundo.

São informações muito úteis se você trabalha na área de telecomunicações, e para quem não trabalha ajuda na hora de decidir onde instalar sua empresa por exemplo, para identificar se há infraestrutura de comunicação no local. Ajuda a escolher qual companhia contratar como fornecedora de comunicação, analisando sua participação nos mercados onde você irá atender.

E para quem trabalha desenvolvendo aplicativos para celulares, auxilia em decidir sobre quais tecnologias os apps serão desenvolvidos, analisando os sistemas operacionais móveis mais presentes no mercado.

Links das Ferramentas Gratuitas de Business Intelligence:

 

Se você acha que estas ferramentas gratuitas podem ser úteis aos seus amigos, por favor compartilhe este artigo nas suas redes.